Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
JUCEMS
Governo de MS
  • Início
  • institucional
    • JUCEMS : :
      • A JUCEMS
      • Missão
      • Visão
      • Valores
    • Agenda
    • Estrutura
    • Vogais
    • REGIMENTO INTERNO
    • Código de Conduta Ética
  • publicações
    • Revista Empreendedor Digital
    • Estatísticas : :
      • Mapa de Empresas
      • Dados Estatísticos
    • Atos Decisórios
    • Documentos Oficiais : :
      • Portarias
      • Deliberações
      • Editais
      • Notificações
    • Plano de Contratações Anuais
    • Chamamento Público
    • Inativas
    • Falidas ou em Recuperação Judicial
    • Relação de Empresas Públicas e Soc. Mistas
  • Controles Especiais
    • Agentes Auxiliares – Leiloeiros
    •       Recadastramento – Leiloeiros
    • Agentes Auxiliares – Tradutores
    •       Recadastramento Tradutores
    • Armazéns Gerais
  • tabelas
    • Atos Eventos
    • Natureza Jurídica
    • Vínculos de Pessoa
  • cartas de serviços
‹ Voltar

Nova pesquisa nacional vai mapear desafios de gestão dos pequenos negócios no Brasil

  • 26 set 2025
  • Categorias:Noticias Nacionais das Juntas
  • Compartilhar:

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em cooperação com o Conselho Federal de Administração (CFA), deu início a uma pesquisa nacional voltada aos micro e pequenos empresários brasileiros. A iniciativa nasceu a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições e foi apresentada no dia 20 de agosto, durante o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, realizado no Sebrae-ES, em Vitória.

O levantamento tem como objetivo compreender de forma aprofundada as práticas de gestão utilizadas pelas micro e pequenas empresas (MPEs), além de mapear os principais desafios enfrentados pelos empreendedores na condução de seus negócios.

De acordo com o MEMP, os dados coletados irão orientar políticas públicas e programas específicos, ampliando o acesso a capacitações, mentorias e novas ferramentas de gestão. “Queremos oferecer soluções práticas para que os empreendedores tenham mais suporte, competitividade e oportunidades, reforçando o papel dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico do País”, afirmou o secretário Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal.

O CFA, por sua vez, atuará de forma estratégica na análise e utilização dos resultados, contribuindo para a formação e qualificação de profissionais de Administração que estarão preparados para atender às demandas específicas das MPEs.

A pesquisa está aberta a todos os microempresários e empresários de pequenas empresas e pode ser respondida pelo link: https://forms.gle/rUVUzDMbDscEiVb89.

A expectativa é que o estudo se torne uma referência nacional, consolidando uma base sólida para a formulação de políticas públicas e iniciativas que estimulem um ambiente de negócios mais inovador, sustentável e inclusivo para quem empreende no Brasil.

Texto: gov.br
Fotos: gov.br
Fonte: https://www.gov.br/memp/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-do-empreendedorismo-e-cfa-lancam-pesquisa-nacional-para-fortalecer-a-gestao-dos-pequenos-negocios

Arquivos

  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • novembro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023

Categorias

  • Comunicados
  • Integrador Juntas
  • Noticias JUCEMS
  • Noticias Nacionais das Juntas
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
JUNTA COMERCIAL DO
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Telefone/Whatsapp: 67 3316-4429
Rua Dr. Arthur Jorge 1376
Monte Castelo
Campo Grande/MS
CEP: 79.010-210

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
07h30min às 11h30min
13h às 17h

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital